terça-feira, 14 de outubro de 2014

Trio de Mexilhões Gratinados


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é especial, por dois motivos.
O primeiro é pelo fato de levar mexilhões, um ingrediente ao mesmo tempo tão especial e tão negligenciado na cultura gastronômica brasileira.
Nós falamos brevemente sobre isso nas considerações introdutórias que fizemos à receita de espaguete com mexilhões que nos foi enviada pelo Prof. Francisco Baleotti, ainda no início deste ano.
O segundo é porque esta receita simboliza persistência e dedicação (rsrs)!
Nós havíamos planejado, inicialmente, fazer os mexilhões gratinados utilizando farinha de rosca. Mas aí descobrimos que não tínhamos o ingrediente. E então decidimos fazer torradas com o único pão que tínhamos naquele dia, para depois esmagá-las e utilizá-las como a bendita farinha de rosca. Acontece que houve uma "falha de cálculo", e o que era pra ser torrada virou carvão...
No final das contas (não sem um ou outro xingamento), fizemos os mexilhões apenas gratinados, mesmo, com três tipos diferentes de queijo (e você também pode variar os tipos de queijo, conforme sua preferência), e ficou uma delícia!
Uma outra observação: você, evidentemente, precisará dos mexilhões abertos, em apenas uma das conchas, para conseguir gratiná-los; se comprar os mexilhões inteiros, pode levamos ao fogo baixo cobertos de água - eles abrirão em torno de sete ou oito minutos depois que a água começar a ferver; no nosso caso, nós já conseguimos os mexilhões meia concha, limpos, na Nipopesca.
Vamos à receita!


Ingredientes:

Mexilhões em meia concha (nós usamos 40)
catupiry
parmesão ralado finamente
provolone defumado ralado finamente
flor de sal



Modo de Fazer:

Disponha os mexilhões (meia concha, limpos) em uma assadeira. Polvilhe sobre cada mexilhão uma pitadinha de flor de sal.
Sobre um terço deles, coloque uma porção generosa de catupiry, sobre outro terço porções de parmesão, e sobre o último terço porções de provolone defumado.




Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, até que o queijo esteja gratinado (algo em torno de 15 a 20 minutos).
Está pronto!


E fica realmente muito gostoso, pessoal!
O sabor diferenciado dos mexilhões faz uma "parceria" diferente com cada um dos queijos, o que torna essa receita uma bela aventura para o paladar!
Esperamos que vocês gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, visite o nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que a gente compartilha por lá!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário