segunda-feira, 7 de abril de 2014

Risoto de Mignon em Cubos com Milho Verde


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Meu grande amigo Ceranto (que já nos tinha enviado uma interessantíssima receita de hamburguer de cordeiro) publicou esses dias a fotografia de um risoto que pareceu delicioso.
Segue, agora, a receita, que confirma o que eu já tinha dito: temos aí um cheff de mão cheia, que prepara uma séria de pratos muito originais e diferenciados.
Vamos lá!







Ingredientes:

2 xícaras de arroz italiano arbório ou carnarole
 2 litros de Caldo de carne bem temperado (poderá sobrar caldo, fique atento ao cozimento do grão) 
700 gramas de Filé mignon cortado em cubos 
1 lata de milho verde sem água (se tiver milho fresco, refogue separado por uns minutos e reserve, ficará melhor que o de lata) 
1 e ½ xícara Vinho branco seco 
3 colheres sopa Manteiga 
250 gramas de grano padano (ou parmesão nacional de qualidade) ralado 
1 cebola cortada bem picadinha 
Um pouco de salsinha e cebolinha. 


Modo de Fazer:

O filé deve ser temperado separado com pimenta do reino moída na hora, sal a gosto, 2 colheres de molho inglês e uma colher generosa de mostarda Dijon.
Frite a cebola numa colher de manteiga até suar. 
Acrescente os cubos de mignon e frite mais um pouco em fogo bem forte, deixando frito por fora e mal passado no interior (lembre-se que o filé continuará na panela durante todo o cozimento, dessa forma não pode ser bem frito senão ficará seco). 
Acrescente o arroz e frite mais um pouco. 
Acrescente o vinho e mexa até secar. 
Após, acrescente uma concha de cada vez de caldo. Mexa sempre, pois o arroz soltará o amido e trará cremosidade ao risoto. Conforme for secando, coloque outra concha de caldo. Serão muitas até o final do preparo. Dica, se colocar todo o caldo de uma única vez, como se faz arroz, o risoto perderá sua principal característica, que é a cremosidade do grão. 
Após uns dez minutos de cozimento acrescente o milho e continue mexendo e acrescentando o caldo. Quando o grão atingir o ponto (aproximadamente 20 minutos - al dente - ou mais cozido entre 25 e 28 minutos), acrescentar o resto da manteiga, o queijo e misturar bem. 
Após, acrescente a salsinha e cebolinha e está pronto para servir. 
Dica: deixe o risoto cremoso, mas sem muito caldo.

É isso aí, pessoal!
Como já disse aqui algumas vezes, a técnica para se preparar risotos é, quase sempre, bastante parecida; o que muda mais é a combinação de ingredientes; e esse risoto parece realmente delicioso!
Fica registrado, novamente, o agradecimento ao Ceranto, e a convocação para que ele continue mandando suas receitas (a do famoso ossobuco, por exemplo, que é o melhor que já provei)!
Aliás, todos os frequentadores do blog ficam sempre convidados a mandar suas próprias contribuições.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também passe para curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário