quinta-feira, 24 de abril de 2014

Maminha ao Forno


Olá, pessoal.
Tudo bem?
A receita de hoje é uma homenagem singela a um amigo de longa data, o Tonny Boy, que, como dizemos os caipiras, viajou muito antes do combinado, e que já deixa uma saudade imensa no coração de uma tantada enorme de gente entre a qual ele viveu espalhando alegria, com o seu bom humor, o seu companheirismo e a sua arte.
Como o Toninho gostava muito de churrasco, e era especialmente em churrascos que a gente promovia as "cantorias" que ficarão para sempre na memória, nada melhor do que uma receita de carne assada para lembrar dele com carinho.
Você pode usar um pedaço maior de carne: é só aumentar proporcionalmente os demais ingredientes.
Nessa receita, a superfície da carne ficará sequinha, e o interior ficará suculento. Quando mais espessa a peça de carne, mais suculenta ficará a parte interior; quanto mais estreita, mais sequinho ficará todo o conjunto da obra (não me atrevo a dizer o que é melhor, em termos absolutos, porque acredito que a escolha depende muito do gosto de cada um). Você encontrará boas maminhas de até dois quilos, aproximadamente. Cada 500g serão suficientes para servir duas pessoas bem animadas para devorar o resultado (até três, se a animação for um pouco mais contida).
Vamos lá!


Ingredientes:

1 pedaço de maminha (de aproximadamente 500g)
1 colher (sopa) de folhas de alecrim
4 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 dentes de alho picadinhos
pimenta calabresa a gosto
sal grosso suficiente para forrar o fundo de uma assadeira


Modo de Fazer:

Em uma vasilha com tampa, que possa ir à geladeira, misture as folhas de alecrim, o azeite, o vinho branco,o alho e a pimenta calabresa. Coloque a carne, passe bem essa mistura por toda a peça, e deixe marinando na geladeira, por pelo menos duas horas (quando for levar a carne ao forno, reserve o que sobrar do caldo da marinada).



Pré-aqueça o forno, em temperatura alta. Espalhe uma camada de sal grosso no fundo da assadeira. Aqui, vão duas observações importantes: a) nós usamos um refratário (melhor que assadeira de metal); b) também usamos um sal grosso especial, que nos foi presenteado pelo Totti Maikuma (que também já contribuiu com algumas receitas muito interessantes), composto com alho, cebola, louro, pimentão vermelho, salsa e manjericão.


Coloque a carne por cima do sal. Você pode usar o que tiver ficado pelos lados (e mais o quanto for necessário) para cobrir toda a superfície da carne com o sal grosso.


Leve ao forno, sempre no fogo alto, por 30 minutos.


Depois desses 30 minutos, vire a carne (acerte a camada de sal por baixo, pincele toda a peça com o que tiver sobrado do caldo da marinada) e leve novamente ao forno, por mais 20 minutos.




Depois é só tirar do forno, raspar as pedrinhas de sal que tiverem ficado na superfície (para não ficar muito forte) e fatiar. Está pronto!



Fica uma delícia, pessoal!
A receita pode ser servida acompanhada de limão, e também de arroz branco e de uma salada de folhas verdes e tomates, por exemplo.
Esperamos que vocês gostem.
Como sempre, estão todos convidados a participar. Mandem suas próprias receitas e resenhas, que a gente edita e coloca aqui, deixando o blog com um jeitão mais heterogêneo.
Para ver outras receitas e resenhas já publicadas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário