quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sal Temperado do Nelsinho


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Não que vocês mereçam (rsrs), mas, para comemorar o Ano Novo (2014 começa neste dia 1º de janeiro, em que estou editando este post), nós temos uma surpresa muitíssimo especial.
Depois de muito mistério e de bastante insistência de nossa parte, meu pai (o Prof. Nelson, ou o Nelsinho) resolveu revelar, enfim, os segredos do sal temperado que ele prepara, com uma receita que foi desenvolvendo ao longo de muitos anos.
Eu me lembro de que no começo ele já explicava que o nome do tempero era "Corisco", e complementava com um "muito melhor do que o ...", bem, muito melhor do que o concorrente daquela época (rsrs)!
Vamos lá!


Ingredientes:


1 kg de alho processado;
3 kg de sal refinado;
30 g de pimenta do reino em pó;
30 g de cominho em pó;
30 de noz moscada em pó;
30 g de curry;
30 g de colorau em pó;
01 colher de sopa de pasta de manjericão (*)


(*) a pasta de manjericão pode ser feita batendo as folhas frescas com azeite de oliva em liquidificador; conserve em geladeira, coberta com uma camada de azeite. Toda vez que usar, volte a cobrir com azeite, para não estragar.



Modo de Fazer:

Coloque o sal e os ingredientes em pó em um recipiente suficientemente grande para misturá-los.
É importante misturar bem o tempero seco antes de colocar o tempero em pasta, para evitar a formação de grumos, o que dificultaria a homogeneização da mistura.





Em seguida acrescente o alho e a pasta de manjericão, tornando a misturar até obter uma mistura uniforme.





De acordo com o gosto do “freguês”, alguns dos ingredientes podem ter a quantidade alterada ou podem ser suprimidos e/ou trocados por outros. 
Por exemplo, se você gosta de pimenta vermelha, pode fazer uma pasta e acrescentar à mistura...

E aí está pronto!



O ideal é guardar em potes de plástico (pode apertar bem, que não tem problema). Você pode conservar, por tempo indeterminado, fora mesmo da geladeira, deixando o pote sempre bem tampado.

É isso aí, pessoal!
O negócio é acertar a proporção para o seu gosto. Eu sei que meu pai às vezes diminui um pouco o curry e coloca um pouco de açafrão da terra. Que outras vezes substitui a pimenta do reino branca (que ele moeu na hora de preparar esta receita) por pimenta do reino preta (que é um pouco mais forte).
O negócio é ir testando misturas até encontrar seu próprio paladar.
Um detalhe importante é que ele nunca coloca salsinha e cebolinha. Isto porque, segundo ele, esses ingredientes devem sempre ser acrescentados ao final do cozimento dos pratos.
Esperamos que vocês gostem do presente de ano novo, e que 2014 seja um ano de muita alegria para todo mundo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário