terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Carne de Porco com Moyashi


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bem fácil de se fazer, e fica muito interessante.
Nela, nós usamos moyashi (palavra japonesa que designa "brotos", que podem ser de soja, feijões, lentilha e, mesmo, alfafa; no Brasil, o moyashi geralmente é desenvolvido com brotos de feijão).
Segundo consta, o moyashi é um elemento importante da gastronomia da China, da Indonésia e da Birmânia, "desde tempos imemoriais". Foi levado do continente para o Japão, ainda no século XVIII, por monges zen-budistas.
É ingrediente utilizado tanto em saladas quanto em inúmeros pratos cozidos e fritos. Tem baixo teor calórico e é rico em proteínas.
Dito isto, vamos à receita!


Ingredientes:

500g de carne suína (sem osso) cortada em cubinhos
500g de moyashi (broto de feijão)
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sakê
1/2 cebola cortada em pétalas
shoyu
sal
óleo de gergelim
curry tailandês vermelho (opcional)


Modo de Fazer:

Caso você for usar o curry tailandês, coloque ele para refogar em um fio generoso de óleo de gergelim, em fogo alto. Vá mexendo bem para que ele vá dissolvendo.


Em seguida, adicione a cebola. Use a colher para ir desfolhando as "pétalas", com calma.



A seguir, antes mesmo de a cebola refogar, junte a carne de porco. Vá mexendo bem, para ela "selar".


Quando a carne já estiver "selada", abaixe o fogo, junte o sal (lembre-se de pegar leve, porque a receita levará, ainda, molho de ostra e shoyu, que também são salgados), o molho de ostra e o sakê.


Adicione água suficiente para chegar, praticamente, à altura da carne. Mexa bem para deixar o tempero uniforme. Tampe a panela, e deixe cozinhar lentamente no fogo baixo.



Quando a água estiver quase seca, junte o moyashi lavado, cubra com um fio bastante generoso de shoyu (suficiente para acertar o sal do tempero), e tampe novamente, por três minutos.
Abra a panela, mexa bem, para deixar uniforme, e tampe outra vez, por mais três minutos.




Está pronto!
E fica muito gostoso, pessoal!
O equilíbrio de sabores (doce, picante, salgado) e a textura diferenciada do moyashi junto com a carne bem macia depois do cozimento lento dão um resultado todo especial.
Nesse dia aí, servimos o prato acompanhado, simplesmente, de arroz branco e de aguê.
Esperamos que vocês gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Mandem suas próprias receitas e resenhas, que a gente edita e coloca aqui, e assim o blog vai ficando com um jeitão mais heterogêneo.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice e também curta a nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário