quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Carne Moída com Pimentão e Cogumelos


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um exemplo de como uma prosaica carne moída pode se transformar em um prato interessante, quando trabalhamos com um pouco de criatividade!
Nesse prato, o pimentão (nós já falamos sobre alguns ingredientes desta receita em outros posts, os links vão ficar marcados aqui, pra quem tiver curiosidade) ajuda a dar um colorido diferente, e um sabor especial.
Nós utilizamos dois tipos de cogumelos, o shimeji e o champignon, mas você pode variar bastante, também, de acordo com o que tiver a disposição. Os cogumelos ajudam não só com o sabor, mas também com a textura.
O óleo de gergelim garante um aroma diferenciado, e o molho de ostra, o sakê e o shoyu complementam o jeitão oriental da receita.
Vamos lá!


Ingredientes:

500g de carne moída (preferencialmente com pouca gordura)
1/2 cebola cortada em pétalas
2 dentes de alho bem picados
1/2 pimentão vermelho em tirinhas
200g de shimeji
100g de champignons fatiados
2 colheres de sopa de molho de ostra
sakê
shoyu
sal
óleo de gergelim


Modo de Fazer:

Coloque a cebola para refogar em um fio de óleo de gergelim.
Assim que tiver "desfolhado" a cebola, adicione também o alho.


Quando perceber que a cebola já está ficando mais macia, adicione a carne e vá mexendo (para que ela não fique empelotada) até refogar (isto é, até secar a água que ela mesma soltar e fritar um pouquinho).


Abaixe o fogo, adicione sal e temperos a gosto (lembrando que eu uso o sal temperado preparado pelo meu pai; e que você pode pegar leve no sal nessa receita, porque o molho de ostra e o shoyu já têm sal também).
Também já adicione o molho de ostra e regue tudo com um fio generoso de sakê.


Em seguida, adicione também o pimentão e o champignon,  mexa bem para deixar uniforme, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo baixo.



Quando o pimentão estiver macio (o que deve acontecer em uns 5 minutinhos), abra a panela e adicione o shimeji (se ele tiver vindo em tufos grandes, dê uma separada antes), regue com um fio bem generoso de shoyu e tampe a panela novamente. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.


Abra a panela e misture bem. Apague o fogo.
Está pronto!
E fica realmente muito gostoso, pessoal!
Nesse dia, servimos esse prato acompanhado, simplesmente, de arroz branco e aguê. Estava uma delícia!
Esperamos que vocês também gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta a nossa fanpage para ficar sempre sabendo do que vem para cá!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário