quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ceviche de Atum


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um prato tipicamente peruano: o ceviche!
Fui estudar um pouco da história dessa receita, e descobri que nem mesmo os peruanos chegam a um acordo sobre a grafia correta (utilizam, também, cebiche e seviche, por exemplo), e eu acabei utilizando a primeira forma que me veio à memória.
Segundo uma linha de pesquisa, o prato seria originário do período pré-colombiano, e variações de ceviche feitas com maracujá já existiriam entre os incas há mais de quatro mil anos (putz, eu nem sabia que o povo inca era tão antigo). Para uma outra linha de pesquisadores, a receita teria chegado ao Peru por meio dos colonizadores espanhóis, e teria chegado à Espanha por meio da influência árabe, o que significaria que o ceviche nada mais seria que uma variação do escabeche!
Há um sem número de variações possíveis do ceviche, que levam, muitas vezes, abacate, tomate, pimentas, pimentão vermelho e amarelo, salsinha e coentro, por exemplo. A base, em geral, é um peixe ou fruto do mar de carne clara e firme (o robalo é excepcional, mas também é possível fazer com camarão, lagosta, polvo e, no Brasil, é comum encontrar a receita preparada com tilápia).
Pelo que eu levantei, nas receitas tradicionais não entram peixes de carne mais escura, mas o fato é que tem sido comum, também, encontrar ceviches feitos a base de salmão e de atum (que foi o peixe escolhido para preparar a nossa receita).
Vale mencionar que a gastronomia peruana também sofreu uma enorme influência oriental, principalmente chinesa (o que eu só vim a descobrir quando fui conhecer o Restaurante Chifa Wok, em São Paulo). Por isso, está justificada a presença de shoyu e de óleo de gergelim na nossa receita!
Eu também gostaria de ter utilizado meia pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha, mas nesse dia aí isso se mostrou uma tarefa impossível: paciência!
Vamos logo à receita!


Ingredientes:

200g de filé de atum fresco
1/2 cebola roxa filetada finamente
suco de 3 limões
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim
2 dentes de alho espremidos
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
sal
ajinomoto


Modo de Fazer:

Corte o atum em cubinhos.


Coloque o atum em uma
Junte o gengibre, o alho, o sal e o ajinomoto, a gosto.


Distribua a cebola por cima..


Adicione, também, o shoyu e o óleo de gergelim.



Regue com o suco dos limões.


Misture bem, para deixar uniforme.


Leve à geladeira, para deixar marinando, por duas horas, e está pronto (você verá que o peixe mudou de cor, e ficou, praticamente, "cozido" no limão)!
E fica, realmente, muito gostoso!
Nesse dia, nós servimos a receita como entrada (depois teve um jantar com camarão ao molho de tomate e leite de coco, que também estava uma delícia); mas você também pode usá-la como prato principal, sem problema, principalmente nos dias mais quentes!


Uma alternativa possível, é, na hora de servir, salpicar um pouco de gergelim, para dar uma certa crocância.
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário