quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Molho de Hortelã


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um prosaico - mas nem por isso menos delicioso - molho de hortelã, que acompanha muito bem um bom churrasco de carneiro, mas que também cai bem em saladas diversas.
O hortelã é uma planta (na verdade, a denominação de uma série de plantas) do gênero das mentas, que é originário da Ásia e se espalhou pelo mundo.
Tem vários usos importantes na gastronomia, entrando na composição de muitos pratos da culinária árabe, por exemplo, e é também elemento essencial de algumas bebidas (como o mojito e o "chá tuareg", por exemplo). Ao hortelã também são atribuídas uma série de propriedades medicinais (o chá de hortelã é famoso por seus efeitos "calmantes", por exemplo).

O preparo deste molho consiste, basicamente, em misturar todos os ingredientes e servir. Difícil assim (rsrs).
De qualquer forma, há pelo menos três técnicas para se fazer isso: a) bater todos os ingredientes no liquidificador; b) socar as folhas de hortelã, com os demais ingredientes, em um pilão, ou em um recipiente de maceração; c) fazer esse mesmo procedimento, mas usando as folhas de hortelã previamente picadas.
A escolha da técnica vai depender da textura que você quer para o resultado. Se bater no liquidificador, terá um molho uniforme, mas em que não conseguirá perceber bem os pedacinhos de hortelã. Se esmagar as folhas inteiras, terá na composição final pedaços grandes de hortelã. Se picar as folhas antes de levar ao pilão, terá um resultado intermediário (muito interessante, diga-se de passagem).
Nesse dia, nós preferimos usar a técnica "b", em um recipiente para maceração.
Um conselho: pegue leve no sal (porque o shoyu e o molho inglês já levam sal na composição).
Vamos à receita!


Ingredientes:

1/2 maço de hortelã (somente as folhas)
1/4 de xícara de azeite
1 colher de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de molho inglês
uma pitada de sal


Modo de Fazer:

Leve as folhas de hortelã previamente lavadas ao recipiente onde for preparar o molho (liquidificador, pilão ou recipiente de maceração), e junte todos os demais ingredientes (lembrando de pegar leve no sal).


Depois de esmagar bem as folhas de hortelã e de garantir que elas tenham se partido um pouco durante o processo, e que os ingredientes estão bem misturados, o molho está pronto!







E fica realmente muito bom!
Nesse dia, nós servimos o molho como acompanhamento de uma deliciosa linguicinha de cordeiro - e também servimos uma bela maionese, arroz branco e feijão. Tudo muito gostoso.


Esperamos que vocês gostem da ideia!
Também dá para compor o molho com outras ervas frescas (aí o negócio é testar combinações diferentes até chegar ao seu próprio gosto).
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para mais receitas, confira o nosso índice!
E, se puder, também passe na nossa fanpage e dê um "curtir", para ficar sempre a par das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário