sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Couscous Marroquino


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje serve de base para uma série de combinações muito expressivas da gastronomia marroquina! Uma parte significativa delas pode ser degustada - na Vila Madalena, em São Paulo - no Restaurante Tanger, que vai merecer uma resenha própria aqui no blog qualquer dia.
Para quem não pode estar sempre por lá, vale experimentar fazer essa receita base, e soltar a imaginação na hora de elaborar os complementos - que podem, inclusive, ser misturados a essa receita base, para que tudo seja apresentado em um só prato!
O "cuscuz" é um prato árabe, originário da região norte da África, e que ganhou grande aceitação e muitas variações no Brasil - sendo elaborado, também, a partir de farinha de milho ou de mandioca, por exemplo.
O tradicional couscous marroquino é feito a partir de uma sêmola especial de trigo, que pode ser adquirida nas seções de importados de grandes supermercados, ou, mesmo, pela internet.
Vamos à receita!


Ingredientes:

1 xícara de sêmola para couscous marroquino
1 xícara de água filtrada
1/2 limão
sal
azeite



Modo de Fazer:

Coloque a água, o suco de meio limão, um fio de azeite e sal a gosto no fogo, até levantar fervura.


Quando a água ferver, apague o fogo, junte a sêmola para couscous, mexa delicadamente com um garfo para nivelar (você notará que ficará um pouco de água, mas isto é normal: ela será absorvida no próximo passo).



Deixe descansar por três a quatro minutos, para que a sêmola absorva todo o líquido.


Adicione mais um fio de azeite, e mexa delicadamente com o garfo para soltar o couscous e garantir que ele não fique grudento.


Está pronta a receita básica!


Evidentemente, esta receita pode receber uma infinidade de acompanhamentos!
Em algumas variações, essa receita base é misturada com alguns frutos do mar; em outras com cortes de carneiro ou frango assados e desfiados.

Nesse dia aí, a Dani tinha preparado a receita que a gente já dividiu aqui de carne de panela. Eu, particularmente, gosto muito de fazer o couscous marroquino ser acompanhado por uma carne cozida, até porque um molho encorpado ajuda demais na finalização da receita no próprio prato!
Como se não bastasse, nós providenciamos umas folhas de alface para que cada comensal pudesse fazer suas próprias "trouxinhas". Vocês vão me desculpar... mas ficou uma verdadeira delícia!


É isso aí, pessoal!
Como sempre, nós esperamos que vocês gostem!
Estão todos, também, sempre convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário