quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Iscas de Tilápia com Limão e Sal


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é muitíssimo simples de se fazer, muito barata, e fica bem gostosa - principalmente se você a fizer ser acompanhada de uma cerveja bem gelada e tudo estiver envolvido por um bom papo!
Para falar a verdade, a tilápia é um dos meus peixes preferidos. Tá certo que não sou muito chegado a tilápia em sashimi (como o pessoal costuma fazer aqui em Londrina muitas vezes), mas me parece um peixe perfeito para muitas ocasiões, por seu sabor suave e por sua textura delicada. E um detalhe que merece menção é o fato de ser um peixe geralmente encontrado por preços bastante acessíveis.
Apenas a título de curiosidade, para quem não sabe: a tilápia é um peixe de origem africana, que já causou alguns desequilíbrios ambientais no Brasil, desde a década de 1970, quando foi introduzido aqui, mas que tem tido uma importância bastante considerável para a aquicultura nacional.
Nesse dia aí também teve ostras ao requeijão - mas isso já é outra história (pra outro post)!
Vamos cortar o papo furado!


Ingredientes:
500g de filé de tilápia
2 limões
sal



Modo de Fazer:

Corte os filés de tilápia em "iscas". Você pode fazer isso cortando cada filé ao meio, no sentido do comprimento, e depois cortando em tiras de mais ou menos 0,5 a 0,7 cm de largura.


Tempere as iscas de tilápia com limão e sal a gosto, com pelo menos 30 minutos de antecedência (o ideal é o peixe ficar no tempero pelo menos uma hora, se houver tempo suficiente para tanto; vale lembrar que eu uso, nesse tipo de receita, o "sal temperado" preparado pelo meu pai, que leva, por exemplo, alho, pimenta do reino, noz moscada e cominho, e que dá um toque bastante especial; você pode adicionar esses temperos separados, a gosto, também, se preferir).



Coloque um fio de óleo ou azeite em uma frigideira anti-aderente em fogo médio. Adicione o peixe e qualquer suco que tiver ficado na vasilha onde ele esteve temperado. Tampe a frigideira, para que o peixe cozinhe um pouco nesse suco e em qualquer caldo que ele mesmo soltar.



Quando o suco estiver secando e o peixe estiver fritando, você pode usar uma espátula para virar, tomando cuidado para não quebrar as iscas. Se preferir, pode deixar que frite um pouquinho, mesmo sem virar (lembrando que o peixe já cozinhou no caldo), deixando acabar de secar, e tomando cuidado para que não queime.


Sirva quentinho. Nós fizemos essa receita ser acompanhada de arroz branco e de ostras ao requeijão. Você pode servir, simplesmente, com arroz e uma salada, que também vai muito bem.
Uma cerveja gelada também vai muito bem com esse prato!


Fica bem gostoso, pessoal!
Uma receita saudável, simples, fácil de se fazer, mas que agrada bastante o paladar!
Esperamos, como sempre, que vocês testem e aprovem!
Vocês também estão convidados, como sempre, a mandar seus comentários, críticas e sugestões, e a colaborar com suas próprias receitas! É só mandar pra gente os passos e as fotografias, e a gente cuida de colocar aqui!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário